Fórum das Terras da Coroa de São Miguel Arcanjo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O nascimento de Atena

Ir para baixo

O nascimento de Atena Empty O nascimento de Atena

Mensagem por Johannes Seg Dez 14, 2015 12:10 am

Após escapar de Cronos, Zeus criou-se e cresceu. Voltando à sua morada, foi recebido por Métis, sua prima. Filha de Oceano e Tétis, Métis era a mais inteligente e astuciosa, e foi quem ofereceu ao tio a bebida que fez Cronos regurgitar seus filhos. Metamorfoseando como a Oceânide que era, Podia ser rochedo ou formiga, e assim fugia de Zeus. Mas muito da verdadeira natureza passional dos Deuses passou aos homens. E nessas idas e vindas, neste namoro-ou-amizade, Métis engravida. Gaia, a terra (que é por genealogia mãe dos titãs e avó do "casal"), faz um previsão sobre a gravidez, como conta Apolodoro em sua Biblioteca:

Apolodoro escreveu:"Quando ela [Métis] estava com a criança [em seu ventre], agindo rapidamente, Zeus a engoliu, porque Gaia havia dito que depois de dar a luz à donzela que trazia no ventre, Métis carregaria um filho que seria Senhor nos Céus."

Ora, Zeus ainda estava lutando contra os Titãs, já seria destronado? Jean-Pierre Vernant nos conta, em narrativa.

Vernant escreveu:Zeus interroga Métis: ‘Podes de fato assumir todas as formas, poderias ser um leão que cospe fogo?’ Na mesma hora Métis se torna uma leoa que cospe fogo. Espetáculo aterrador. Zeus lhe pergunta depois: ‘Poderias também ser uma gota d’água?’ ‘Claro que sim’. “Mostra-me”. E, mal ela se transforma em gota d´água, ele a sorve. Pronto! Métis está na barriga de Zeus.

E então Métis, grávida, está no interior de Zeus. Passa-se o tempo e em vez do ventre de Métis, o que cresce é a cabeça de Zeus. O deus dos raios urra com tanta dor-de-cabeça. Chama Hefesto (Outros dizem Prometeu), e manda-o que abra-lhe a cabeça. Com uma machadada, a cabeça de Zeus é aberta, lá de dentro salta Atena, já feita donzela, seu corpo já coberto de elmo e couraça, e nascida já de posse de toda a sapiência e astúcia de seus pais.

Johannes
Admin

Mensagens : 54
Data de inscrição : 12/12/2015
Localização : Laurentia

https://stmichaelcrown.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos